segunda-feira, 11 de maio de 2015

Importantes

Alguns são importantes somente pela riqueza ou pelo poder bélico ou econômico que possuem. Esta é uma importância que me ofende. Os bens são todos finitos, sempre que alguém possui muito de algo, outro alguém, ou muitos outros, ficam com pouco ou mesmo ficam sem este algo, e isto vale demais para a riqueza. Entendo ser impossível existir alguém ou alguma instituição poderosa e importante por ser rica, que não seja intrinsecamente imoral e indigna.

Pessoas e instituições deveriam ser importantes apenas e tão somente pelas obras que fazem, pelo bem que distribuem, pela inclusão que praticam, pelo social que defendem, e pela busca sincera de uma verdade natural. Pessoas deveriam ser importantes apenas por serem humanas de verdade, e instituições deveriam ser importantes apenas pelo empenho real que empreguem na dignificação do ser humano.


Importantes, muito me preocupa toda e qualquer pessoa ou instituição que baseia sua importância no poder econômico, bélico ou místico. Não vou fazer a apologia de um estado puramente anárquico, pois que entendo ser impossível manter a identidade linda, limpa, humana, e social, de uma verdadeira comunidade anárquica para grupos grandes de pessoas. Mas isto não retira a beleza de uma comunidade puramente anárquica desde que seus membros fossem verdadeiros seres humanos e responsáveis por si e pelos outros. Neste estado de existência, não existiriam poderosos e nem importantes, todos seriam importantes pelo que são e pelo que fazem. Mas continuo seriamente pensando em se existe alguma forma de levarmos nossa sociedade a um estado que se não anárquico, pelo menos social, democrático, equilibrado e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário